domingo, 5 de junho de 2011

TUTORIAL DE COMO CONSTRUIR UM CONTROLE ARCADE S/ FIO PARA PS3

Abaixo segue uma lista de materiais necessário para a construção da caixa do controle arcade ;
 -madeira de 10mm ou de 15mm eu usei a de 15mm
 -pregos,martelo,cola,2 dobradiças pequenas
 -serra tico-tico ou serra copo e uma furadeira para fazer os furos dos botões e alavanca
 -pintura você pode usar um spray ou outro tipo de tinta

 CONSTRUÇÃO DA CAIXA
 Medidas;
Medidas dos furos dos botões e alavanca

OBS: para prender o tampo na caixa usei 2 abraçadeiras pequena

VEJA ALGUMAS IMAGENS DA QUE EU FIZ




Agora que você já tem a caixa montada fica a seu critério o acabamento dela ,como sou meio perfeccionista pedi para um amigo pintor dar um fundo PU nela e pintar de tinta preta automotiva (o acabamento fica perfeito nem parece que foi feita de madeira),mais se você não quiser ter todo esse trabalho pode pintar de splay preto que fica muito bom também .


Depois de ter montado a caixa feito todos os furos,pintado agora se vç quiser pode mandar fazer um adesivo a sua escolha para dar um acabamento perfeito no tampo,como fiz no meu .
Se quiser fazer igual ao meu basta copiar as imagens abaixo e mandar fazer um adesivo em uma dessas lojas de adesivos e banners,essas imagens já estão no tamanho certo
Os outros 3 adesivos pequenos são para colar nos botões

Depois de feito isso é hora de prender os botões e a alavanca
Encaixe também as microswitch nos botões e alavanca
LEMBRANDO QUE ESSES BOTÕES ,ALAVANCAS E AS MICROSWITCH você encontra no site ;http://www.arcadebr.com.br/ ,site de confiança,preços bons e agilidade na entrega.

Agora vamos para as ligações das micros dos botões:
Para isso vamos usar ;
Ferro de solda(para soldar os fios nas micros) ou se vç optar em comprar terminais de encaixe é só encaixar nas micro;
+ou- 20 metros de fio awg30 ,eu fiz toda as ligações com fio de uma única cor e marcava que botão que era com fita crepe(o ideal seria fazer as ligações dos botões com cores diferentes para ficar mais fácil na hora de ligar no controle original,mais por ter mais de 15 pontos diferentes de ligações não seria fácil achar tantas cores diferentes, por isso resolvi marcar com fita crepe.
Esse fio awg 30 é usado para destravar vídeo games,fios mais grosso que esse dificilmente irá caber dentro do controle original do PS3.

                     ABAIXO SEGUE UM ESQUEMA DE LIGAÇÕES DOS BOTÕES
Depois de feito as ligações nos botões e ter marcado com fita crepe a que botão pertence cada fio,a parte do controle arcade esta pronta ,e devera ficar mais ou menos como nas imagens abaixo ! ! !


Essa parte esta pronta, agora aguardem ,que daqui alguns dias postarei a parte de soldagem dos fios no controle original ! ! !
  


AGORA VAMOS VER COMO DEVE SER FEITO A SOLDAGEM DOS FIOS NO CONTROLE DO PS3

 Primeiro voce deve desmontar o controle do PS3 como mostrado nas fotos abaixo ,lembrando que devemos ter muito cuidado na desmontagem para não danifica-lo :


Essa é a placa do controle onde serao soldados os fios

   Antes de começar a soldar os fios ,você deve passar os fios pelos furos dos leds do controle,e marcar cada um dos fios com fita crepe (escrito o botão que corresponde) ,como mostra na foto abaixo;

Depois que passar os fios como na foto acima,você já pode começar a soldar os fios,
Na foto abaixo você vê a placa com os pontos vermelhos onde deverão ser soldados os fios,


 
Após ter soldados todos os pontos de soldas com os fios finos (AWG 30) ,(esse fio é da grossura de uma linha de anzol ) e pode ser encontrado em qualquer loja de eletronica,ou no mercado livre ,esse fio é usado normalmente para destravar vídeo games, agora vem a parte um pouco difícil que você terá que fechar o controle sem que prense nenhum fio ,e também não atrapalhe a malha de contato entre a placa e a malha verde essa da foto abaixo ;

para os fios não atrapalhar a montagem do controle eu posicionei os fios na placa e dava um pingo de super bonde .
Depois de montar o controle ,lembrando que cada fio que você passou para fora do controle  deve estar marcado com uma fita crepe a que botão do controle ele pertence, veja algumas fotos da montagem do controle.





 Repare que eu instalei tomadas para retirar o controle original de dentro do controle arcade,para poder jogar futebol , são tomadas pequenas e foram coladas com super bonde em baixo do controle ,mas isso é opcional ,você pode liga los sem tomadas ,direto nos fios do controle arcade.

Agora com o controle montado e os fios puxados e marcados com fita crepe basta você ligar eles nos fios do controle arcade que também estarão marcados com fita crepe ou se preferir coloque um conector entre esses fios para poder retira-lo de dentro do controle arcade,assim você poderá usar esse controle para jogar jogos como futebol que seria difícil de jogar com um controle arcade.

 
 Agora sim seu controle arcade esta pronto divirta-se muito e não se esqueção de me enviar fotos dos controles que vocês construírem , qualquer duvida me enviem um email;leandrinhogames@hotmail.com. ou leandrinho-bassi@hotmail.com
  Depois de pronto seu controle arcade,você Vera que não tem nem como compara-lo aos controles arcades vendidos no mercado ,pelo menos já joguei em vários desses modelos vendidos no mercado e nem um chegou perto da perfeição deste que fiz.
      
ATENÇÃO: Se não tiverem noção de eletronica não tentem abrir o controle para soldar os fios pois esse controle é muito sensivel e qualquer descuido poderá matar o controle;
   Se preferirem é só me enviarem o controle para que eu faça as ligações dos fios no controle e enviarei de volta basta combinarmos pelo email.

     LEMBRANDO QUE OS BOTÕES E AS OUTRAS PEÇAS SÃO ENCONTRADOS NO SITE  http://www.arcadebr.com.br/
   PODEM COMPRAR SEM MEDO !!!

  DEIXEM COMENTÁRIOS SOBRE ESSE TUTORIAL ASSIM FICO SABENDO SE FOI APROVADO PELOS LEITORES E VICIADOS EM GAMES ! ! ! !


40 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Cara excelente seu tutorial mais ta faltando o mais importante pra mim rs eu ja fiz 7 arcades, mais com o controle do ps3 não me arrisquei pq tem aquele plastico e eu não sei se seria possivel soldar todo na plaquinha, tem como vc colocar umas fotos ou dar um dica d onde soldar. vlw se puder me adiciona no msn rodrigoyoga@yahoo.com.br
obrigado

Anônimo disse...

Vinícius Delgado:

Mais uma vez ficou show seu controle.

Parabéns pela iniciativa.

pebertli disse...

Ei cara. Valeu pela tutorial. Fiz 1 controle de xbox mês passado mas a caixa não ficou boa. Queria umas dicas de pintura. Pretendo fazer como tu fizeste. Vê se tá certo: lixar, fundo primer pu para madeira, tinta duco. Tá certo?

Anônimo disse...

po cara muito bom mais vc poderia mudar as cores do esquema de solda colocar cada botão de uma cor fica melhor para identificação dos pontos de solda

LeandroBH disse...

Olá tudo bem ? Fiquei muito interessado em montar um controle arcade para mim também. Te adicionei no msn e mandei e-mail, mão sei qual é a melhor forma de comunicação com você. E gostaria também de parabenizar pelo trabalho !

Nelson disse...

São dois botões PS?
O que seria Com.Dir e Com.Esq ?

Abraço.
Gostei muito.

Tiago Felipe disse...

Cara, tem como você postar uma foto da placa já soldadinha?

Tiago Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Quero saber é se vc vende duas dessas sério,pq não tenho tempo algum p fazer isso tudo...

Roque Duoxe disse...

Cara, eu monto bancada (É assim que chamamos controle arcade aqui em Recife)desde o meu primeiro super nintendo, já tive play 1, play 2, e sempre tive medo de fazer no play 3. Eu desconhecia essa diferença do fio negativo do star/select. lado direito e lado esquerdo. Uma vez tentei montar com um controle usb e ñ deu certo, acho q deve ter sido algo dessa natureza. Bom, Meus parabéns, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Sorte e saúde pra vc.

Roque Duoxe disse...

Cara, eu monto bancada (É assim que chamamos controle arcade aqui em Recife)desde o meu primeiro super nintendo, já tive play 1, play 2, e sempre tive medo de fazer no play 3. Eu desconhecia essa diferença do fio negativo do star/select. lado direito e lado esquerdo. Uma vez tentei montar com um controle usb e ñ deu certo, acho q deve ter sido algo dessa natureza. Bom, Meus parabéns, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Sorte e saúde pra vc.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gaby Bassi disse...

Ola amigo anonimo! a ligaçao nao esta errada nao ,pois se estivesse ele nao estaria funfando até hoje,o que acontece é o seguinte os controles originais do ps3 nao possui apenas um terra ,e sim 3 terras um é para o select e o start o outro terra (comum esq.)é para L1 L2 eos direcionais ,o terceiro terra(comum dir.)é para os bola,quadrado,triangulo,X ,R1,R2 Espero ter esclarecido sua duvida,qualquer duvidas me passe seu email.

Alexandre Junior disse...

Cara.. adorei a matéria.. vi que depois vc encaixou todos os fios tipo num terminal.. vc tem a foto desses fios do terminal mapeados? Existe a possibilidade de vc começar a comercializar esse tipo de cntrole?

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=5ul6m65zZY4 olha q vc fez eu afzer rsrsrrss

LEANDRINHO GAMES disse...

cara fico feliz em saber que muitos gamers estao fazendo este tipo de controle,faço pra vender tambem! masfica meio caro por ter que usar um controle original ,media de 350,00,com detalhe que da pra retirar o controle de dentro para poder jogar outros jogos ,tipo futebol.

Tiago Felipe disse...

Cara! Eu tenho uma placa de controle de ps3 lá sobrando, você pode postar uma foto da placa com os fios já soldados?

LEANDRINHO GAMES disse...

tiago felipe me mande seu endereço de email para leandrinho-bassi@hotmail.com ,para que eu possa te mandar as imagens dos pontos de solda na placa do controle ,sera um prazer estar te ajudando ate mais !!!!

Tiago Felipe disse...

Te mandei um e-mail lá,
caso não tenho chego, podes me mandar um e-mail em tiago995@gmail.com

Tiago Felipe disse...

Leandrinho? Câmbio?

Unknown disse...

ola LEANDRINHO tem como vc me mandar uma foto dos fios soldados nos botoes e manete do arcade e no controle ps2 eu estou tendo dificuldades sou noob nessa parte :) meu mail carlosrobertabreu@hotmail.com vlw pela atenção tenha um bom dia

Unknown disse...

ola leandro ue mandei a foto no seu mail

Patrick Wilker disse...

Ola Gotaria de saber qual resistencia uso no lugar do flat do controle, pois no meu caso só tenho a plca do controle e não o mesmo conpleto e por questão de estética queria usar apenas resistencias no lugar dos flats. Quanto ela vale, esta fica perto do botão quadrado.

Wesleypc disse...

ola amigo . excelente trabalho .. estou com as peças pra montar o meu tambem, mas tenho algumas duvidas. mandei msg nos seus e-mails, se puder me ajudar eu agradeço..

Unknown disse...

Leandrinho muito bom seu tutorial .
Nao estou conseguindo achar na placa do controle do play 2 a parte que liga todos os botões ,então estava pensando se dava para fazer um a um ,tipo assim soldar dois fios em cada botão e ir ligando em cada botão do arcade ( tipo assim o start tem dois fios ai ligo ele em um botão arcade ) e ir assim por diante ,será que funciona ?

Unknown disse...

Leandro, realmente muito show seu tutorial. Era exatamente isso que estava procurando.

Usar o Joy do PS3 sem desmontá-lo totalmente.

Vc teria como disponibilizar uma lista de material técnica, principalmente para leigos rsrs?

Tipo aquela tomada dos fios para desconectar o arcade, qual é a especificação dela? dos fios, dos plugues dos fios?

Parabéns e valeu

LEANDRINHO GAMES disse...

Sim irá funfar perfeitamente

Anônimo disse...

Olá pessoal boa noite! Para quem procura um lugar para comprar as peças de seu controle indico a Aegir. Compro minha peças lá, botões acrilico e nylon, alavancas, etc. Empresa séria de confiança.

Unknown disse...

Sou de novo Hamburgo RS gostaria de soldar como faço pra te mandar um controle?

Unknown disse...

Sou de novo Hamburgo RS gostaria de soldar como faço pra te mandar um controle?

Unknown disse...

Gostaria de comprar um controle já pronto não precisa colocar membrana pois vai ficar fixo,como podemos negociar.mauriciojmoraes630@gmail.com

Unknown disse...

ola voce tem algum outro contato facebook ou whats?
pois eu quero saber que seta vermelha e seta azul que vc colocou no controle.

Unknown disse...

Olá parabéns pelo tutorial seguinte ele eestou com um pequeno problema já tentei dois controles originais e não consigo fazer o com direito funcionar alguma ideia obrigado

Unknown disse...

Boa tarde. Vc vende desse controle pronto ou sabe onde comprar? Obrigado.

Yagami disse...

Parabéns mano!!! Como tenho o costume de fazer essas coisas, sei que deve ter dado maior trabalhão. Já pensei em fazer isso mas você foi além deixando a opção de ainda utilizar o controle original. Parabéns mesmo!!!!